Powered By Blogger

domingo, 7 de junho de 2015

Bacalhau à brás


Deixa-se o bacalhau de molho de um dia para o outro. No outro dia, escorre-se o bacalhau e vai a cozer num tacho com leite (o leite deixa o bacalhau mais saboroso, mas também pode ser com água).
Entretanto, pica-se 2 a 3 cebolas, 4 dentes de alho e 1 raminho de salsa. Leva-se a refogar com uma colher de sopa de banha. À parte, frita-se batata em palitos em óleo de fritar (pode ser mesmo batata caseira) e deixa-se escorrer o óleo depois de fritas. Quando o bacalhau estiver cozido, retira-se as espinhas e a pele e desfia-se. Se a cebola já estiver quase loura, adiciona-se o bacalhau desfiado e mexe-se. Põe-se piri-piri e sal a gosto (não esquecendo que o bacalhau é salgado), eu ponho coloral (pimentão doce) e tomatada também porque gosto que tenha uma cor. Mexe-se tudo, adiciona-se a batata frita e volta se a mexer. Põe-se de 5 a 8 ovos batidos e mexe-se tudo, deixando um pouco no lume para cozer os ovos. Em seguida, coloca-se num pirex e enfeita-se a gosto (por exemplo como a imagem sugere azeitonas, ovos cozidos e salsa).



Nota: a quantidade de bacalhau e de batatas depende do gosto de cada pessoa e da quantidade desejada a servir. Eu costumo fazer para 8 pessoas, cerca de 5 pedaços/ postas normais de bacalhau e a batata vai-se vendo. Casa tenha muito bacalhau para a batata, pode sempre fritar mais batata e adicionar de novo e se for preciso adicione um pouco de água para amolecer e mexe-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário