Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Feijão

Eu sou uma amante de feijão. Não é a minha comida favorita, mas é muito saborosa para mim, principalmente acabadinho de fazer e bem sequinho. Na realidade, eu tenho duas coisas que gosto no feijão e que não podem viver juntas, gosto de feijão seco no forno, mas também adoro molhar o pão no molho do feijão. Por isso, às vezes levo ao forno a secar bem e outras vezes como mesmo da panela. É conforme o gosto de cada pessoa. Fica aqui a receita da minha mãe que é super deliciosa e, mais importante, muito fácil de fazer.

Modo de preparação:

1. Coloca-se numa panela, o feijão seco (que esteve de molho de um dia para outro), muita cebola às rodelas, alho, canela moída, 2 galhos de hortelã, 4 bolas de jamaíca, 1 knorr e a água (que esteve de molho com o feijão) até cobrir todo o feijão. 
2. Fecha-se a panela e deixa-se 30 a 40 minutos depois de levantar fervura.
3. Após esse tempo, abre-se a panela, vê-se se o feijão está cozido e põe-se sal e deixa-se ferver mais um pouco sem a tampa.
4. Deita-se o preparado anterior num pirex e leva-se ao forno até secar (conforme o gosto de cada pessoa). Pode-se colocar por cima, um pouco de queijo ralado, fica ainda melhor. Serve-se.

Nota: este é um truque de minha mãe, o facto de só colocar sal depois de tudo cozido, deixa a comida com um sabor melhor.

Como podem ver eu seco bastante porque é assim que eu gosto, mas como disse é conforme o gosto de cada pessoa



Bacalhau com batatas

Esta é uma receita especial, porque foi inventada pela minha querida mãe. A verdade é que quando conquistamos a confiança na cozinha, começamos a experimentar novos temperos e acabamos por criar novas receitas. Esta receita é o resultado disso!

Modo de preparação:

1. No dia anterior, coloca-se os pedaços de bacalhau de molho.
2. Para começar, coze-se o bacalhau em leite (o leite deixa o bacalhau mais gostoso mas pode ser com água). 
3. Depois de cozido o bacalhau, retira-se as espinhas e a pele e desfia-se. Reserva-se.
4. À parte, descasca-se batatas e cenouras e leva-se a cozer. Corta-se em pedaços e reserva-se.
5. Agora, vamos preparar um refogado. Começa-se por refogar cebolas às rodelas, alho e uma colher de sopa de banha. 
6. Quando a cebola estiver quase douradinha, junta-se pedaços de tomate, salsa e pimentão e se for preciso adiciona-se um pouco de água. Quando estiver tudo refogado, adiciona-se coloral a gosto, canela moída, cominhos e malagueta. Mexe-se tudo.
7. Bate-se 4 ovos e adiciona-se ao preparado anterior batendo sempre. De seguida, adiciona-se o bacalhau desfiado e mexe-se tudo. Por fim, adiciona-se a batata e a cenoura e mexe-se um pouco, até a batata tomar o gosto do refogado.
8. Prova-se e se for preciso coloca-se um pouco de sal.
9. Deita-se o preparado anterior num pirex e põe-se por cima 3 ovos batidos. Leva-se ao forno a 200ºC até secar um pouco os ovos batidos e serve-se ainda quente.





Bolo fundo do mar

Para quem ama o mar, o Verão, os peixes e o óptimo ambiente que podemos encontrar no fundo do mar, fica aqui a ideia de um delicioso bolo de chocolate coberto com pasta americana para ilustrar o fundo do mar.




quarta-feira, 29 de julho de 2015

Férias

Olá pessoal. Já à algum tempo eu não venho aqui colocar novas receitas para nós saborearmos e experimentarmos. Isto porque é Verão e é altura de aproveitar o sol quente e as festas. Nada melhor do que acampar e ir às festas no verão. Afinal de contas, também não podemos viver só à base de comida. Por isso, aproveitei este fim-de-semana e fui-me divertir um pouquinho. Mas agora estou de volta e pronta para criar novas receitas deliciosas para saborear. "Tudo o que é bom, acaba de pressa" ou "o melhor é esperar pela festa" são dois ditados que dizem toda a verdade, já se passou o melhor e cá estou eu de volta. Estejam atentos que vou preparar novas receitas deliciosas para colocar aqui no meu blog. Beijinhos para todos e aproveitem o Verão ao máximo :D


quinta-feira, 23 de julho de 2015


Brincos lindos tudo feito à mão

Pulseira de golfinhos

Brincos rosa e pérola

Anel quadrado

Pulseira de princesa


Mais uns trabalhinhos lindos da minha irmã :D

Bolo pasta americana

Eu já terminei, mas ainda há pouco tempo, inscrevi-me num curso de doçaria organizado pela Câmara Municipal e completamente de graça, o que era o melhor. Aprendi receitas novas, das quais algumas encontram-se já neste blog, mas mais importante aprendi a trabalhar com pasta americana. Não vou dizer que seja fácil, mas recorrendo aos recursos que temos, como a Internet, é possível criar bolos lindos e inovar com o nosso talento. Depois de aprender a fazer um bolo neste curso, fiz um em casa e mesmo assim (sendo o primeiro) não ficou assim tão mal. Mas um dos nossos maiores problemas é o clima, e neste caso, estava tanta humidade que o ursinho abateu e ficou muito gordinho. Fiz este bolo para o Dia da Mãe e cada vez tenho inovado mais. É cara a pasta, mas é tão giro a quantidade de coisas diferentes que podemos fazer só com pasta. Experimentem!

Esticando os lados, para não ficar marcas

Fazendo um efeito especial nos lados

Bolo final para a minha querida MÃE

Arroz doce

Eu sei que sou nova, mas também já tive uma infância e por isso, vou dizer os que as pessoas costumam dizer. Arroz doce é aquela sobremesa que nos fica na memória, um gesto de carinho em que as nossas mães preparavam-nos uma sobremesa simples, fácil e especialmente deliciosa. E porque não, agora sermos nós a preparar a maravilhosa receita da nossa mãe para nós e para ela também. Dêem a alegria às vossas mães de preparar o que nós mais recordamos: o famoso arroz doce. Fica aqui a receita da minha mãe (agora preparada por mim), mas não se esqueçam que todas as mães têm a sua receita e nada melhor do que preparar a receita delas. Mas experimentei esta também!

Ingredientes:

  • Raspa de 1 limão
  • 1 pau de canela
  • sal q.b.
  • 1 copo de arroz
  • 1 copo de açúcar
  • 2 copos de água
  • 1 copo de leite
  • 2 ovos
Modo de preparação:

1. Coze-se o arroz com a água, o pau de canela e a raspa de limão (sem mexer muito).
2. Quando absorver a água, junta-e o leite e o sal, deixando de novo absorver o leite.
2. De seguida, junta-se o açúcar e deixa-se ferver bem.
4. Por fim, junta-se ao preparado anterior os ovos batidos e deixa-se novamente ferver bem, até cozer os ovos. 
5. Coloca-se o preparado dentro de um pirex e polvilha-se com canela a gosto.

Nota: Lembro que não se deve mexer muito e deve ser cozido em lume baixo.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Bolo de chocolate e coberto com chantily

Bolo feito por mim, delicioso, de chocolate, coberto com chantily e melhor ainda, pedacinhos de chocolate. HUMMMMMM!!!!



Hamburguers completas caseiras

Não vou dizer que não há, mas são poucas as pessoas que não conseguem resistir a um hamburguer. Pelo menos falo por mim, a seguir à pizza, adoro hamburguers. E como sempre nada melhor do que preparar a nossa comida favorita, ainda por cima, feita por nós. Aproveitem que estamos no Verão, na altura dos churrascos e vamos deliciar-nos com as nossas amigas hamburguers.


Modo de preparação:


1. Para a hamburguer, começamos por juntar numa pana, uma boa quantidade de carne moída, chouriço moído, ovos cozidos moídos, um pouco de pão ralado, alho ralado, sal e piri-piri. Mexe-se tudo muito bem até incorporar todos os ingredientes. Faz-se bolas grandes com a massa e estende-se, fazendo a forma dos hamburguers como um disco. Reserva-se.

2. Para o molho de acompanhamento, junta-se numa tigela, 1 chávena de chá de maionese, 1 colher de sopa de Ketchup, 1 colher de chá de vinagre, 1 colher de chá de mostarda, sal, 1 colher de chá de açúcar e mexe-se tudo.

3. Após isto tudo, começamos a preparar a hamburguer. Grelha-se um pouco o pão de hamburguer dos dois lados e grelha-se também o hamburguer. Quando o hamburguer estiver quase pronto, coloca-se uma fatia de queijo por cima e espera-se que esta derreta. À parte, frita-se um pouco de cebola com um fio de azeite, bacon e depois um ovo para cada pessoa (opcional).

4. Para a montagem da hamburguer, barra-se o pão com o molho e coloca-se o hamburguer com o queijo por cima, depois a cebola e ovo. Pode acompanhar-se com uma saladinha de alface, tomate e azeitonas e claro, como não podiam faltar, as famosas batatas fritas acompanhadas com Ketchup e maionese.  



terça-feira, 21 de julho de 2015

Aproveitando o bom tempo

E hoje foi assim. Por incrível que pareça, hoje é dia 21 de Julho e é a terceira vez que vou tomar banho. O tempo e o mar não ajudam e também quando dou por mim, já a vida passou-me à frente e eu não aproveitei o Verão. Por isso, hoje aproveitei ao máximo o bom tempo, muito sol, sem vento, perfeito e o mar sem águas vivas e estava calminho. Hoje foi um dia a que eu chamo um bom dia de Verão. Pode ser que a partir da agora, venham mais dias :D. Aproveitem também o bom tempo e desfrutem da beleza dos nossos oceanos ou para quem não vive perto da água, desfrutem de qualquer zona que tenha água e mais importante que tudo Sejam Felizes. Boa noite!!!

Meu sítio preferido para passar um bom tempo a apreciar o Verão

Colchão de noiva

Outra receita também fresquinha para o Verão, saborosa e deliciosa para apresentar aos nossos caros convidados. Muito importante, é uma receita fácil de fazer e se tiver no ponto certo, fica com uma textura fofinha e magnífica. Apreciem vocês mesmos.

Ingredientes:

  • 2 pacotes de natas
  • 2 claras 
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 folhas grandes de gelatina incolor
  • 1 pacote de Bolacha Maria
Modo de preparação:
  1. Bate-se as claras em castelo.Reserva-se.
  2. Bate-se as natas até ficarem consistentes. Junta-se o leite condensado e bate-se tudo.
  3. À parte, coloca-se as folhas de gelatina dentro de uma tigela com água fria, durante alguns minutos. Retira-se as folhas e coloca-se numa tacinha com 5 colheres de sopa de água. Leva-se ao microondas 10 segundos até derreterem. Após isso, junta-se a gelatina à restante mistura e bate-se tudo.
  4. Envolve-se as claras no preparado e coloca-se num pirex. Cobre-se a mistura com bolacha Maria moída e leva-se ao frigorífico, pelo menos 5 horas. E no fim, deliciamo-nos com esta maravilhosa receita preparada por nós mesmos.

E como pode ser feito em qualquer fase do ano, esta receita preparei-a para enfeitar a mesa da Páscoa e enfeitei-a com cereais de chocolate.

Torta de mousse de maracujá

Nesta época, uma das frutas próprias é o maracujá. Para além de ser uma fruta com vários benefícios, pode ser utilizada em inúmeras sobremesas. Por isso, vamos aproveitar que estamos na melhor altura do ano e nada melhor do que uma torta fresquinha para matar o calor do Verão, com o sabor do delicioso maracujá. Vamos refrescar-nos com esta magnífica receita.

Ingredientes:

--> Para a massa:
  • 1 ovo e 2 gemas
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de farinha
  • meia chávena de chá de polpa de maracujá (opcional)
--> Para o mousse:
  • 1 pacote de gelatina de maracujá ou ananás
  • 1 chávena de chá de polpa de maracujá
  • 2 claras
  • 1 caixa de natas
  • meia chávena de chá de açúcar
  • meia xícara de chá de polpa de maracujá
--> Para a calda:
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • meia chávena de chá de água
Modo de preparação:

1.Bate-se os ovos com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Junta-se a farinha e envolve-se tudo, muito bem.
2. Coloca-se a mistura dentro de uma forma redonda 26 cm e leva-se ao forno a 200ºC, durante 20 minutos.
3. Retira-se a base de bolo do forno e reserva-se até esfriar.
4. Para o mousse, coloca-se a gelatina em 250mL de água quente e leva-se ao lume até completar a sua dissolução. Após isso, junta-se 250mL de água fria com cubos de gelo e reserva-se.
5. Bate-se as claras em castelo com metade do açúcar. Noutra taça, bate-se as natas com a outra metade do açúcar e de seguida, batendo sempre, adiciona-se a polpa de maracujá e a gelatina. Coloca-se na forma, por cima da base de bolo e leva-se ao frigorífico pelo menos 4 horas.
6. Para a calda, ferve-se todos os ingredientes e quando esfriar, coloca-se sobre a mousse. Desenforma-se tudo e serve-se.


Torta de maracujá sem calda


domingo, 19 de julho de 2015

Verão

E como hoje está um dia maravilhoso, apenas com algum vento, fica aqui algumas fotos de flores lindas e de como a Natureza é especial.










"Aproveitem a vida ao máximo, porque a vida são só dois dias e este já vai na conta."


Gelado magnum caseiro

Esta é uma receita deliciosa, mas que não se pode comer todos os dias, senão ficaríamos do tamanho de uma baleia. É um pouco complicado fazer esta receita e a verdade é que não ficou perfeito da primeira vez que fiz. Mas ATENÇÃO, regra nº1 na cozinha: NUNCA DESISTIR. Tentem de novo até resultar e acreditem mesmo que não resulte a 100%, só o sabor é maravilhoso. Como esta receita é um pouco difícil de explicar todos os passos, vou também mostrar o link do vídeo em que me baseei. Vejam o vídeo e tentem, pois no final o sabor é incrível.

Ingredientes:

  • 1 caixa de natas
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 tabulete de chocolate meio amarga
  • Amêndoas (facultativo)
  • doce de leite (pode-se comprar ou pode-se fazer)
Materiais:

  • 4 copos grandes de 180 mL
  • 32 copos pequenos de 50 mL
  • 4 paus magnum
  • 4 quadrados de película aderente 
Modo de preparação:

  1. Numa tigela, bate-se as natas com o leite condensado. Coloca-se este preparado nos copos, até preencher um terço de cada copo.
  2. Coloquem 8 copos pequenos no meio de cada copo grande e pressionem para baixo. Por fim, tapem com película aderente e levem ao congelador, pelo menos 2 horas.
  3. Quando estiver bem congelado, coloca-se um pouco de água quente dentro dos copos pequenos para ser mais fácil retirá-los. Depois de retirados os copos pequenos, coloquem 4 colheres de doce de leite no meio e preencham o restante espaço com o restante preparado. No centro de cada copo, coloquem o pau de magnum e levem de novo ao congelador.
  4. Para concluir, cortem uma ponta do copo e retirem o copo. Passem o gelado em chocolate derretido (que pode conter amêndoas) e deixem secar um pouco. Levem de novo ao congelador e sirvam aos seus convidados e claro, deliciem-se também.
Como podem ver, não ficou perfeito, mas ficou bonito e mais importante que tudo DELICIOSO!!!

      Nota: este é o link, e será muito mais fácil perceber a receita: 
 

Waffles de chocolate

Como todos devem saber, agora está muito na moda confeccionar receitas americanas e até mesmo francesas, e uma dessas receitas são as waffles. Para esta receita, necessitamos de uma máquina própria de waffles e estas podem ser servidas a qualquer altura, mas é muito bom para acompanhar num belo e descontraído pequeno-almoço. Nada melhor do que surpreender as nossas mães ou até mesmo a família toda com esta deliciosa receita que abrirá o apetite logo pela manhã.



Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de farinha
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 1 colher de sal
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 4 colheres de chá de açúcar (ou mais, depende se a pessoa é gulosa ou não)
  • 2 xícaras de chá de leite
  • 2 gemas e 2 claras
Modo de preparação:
  1. Numa taça, bate-se as claras em castelo. Adiciona-se metade do açúcar e bate-se sempre até ficarem bem consistentes. Reserva-se.
  2. Noutra taça, juntem todos os restantes ingredientes e batem bem. De seguida, adicionem as claras em castelo e envolvam bem. 
  3. Liguem a máquina das waffles e pincelem com óleo. Quando a luz apagar, coloquem uma concha de massa no meio e fechem a máquina. Nesta altura, a luz vai acender e quando apagar quer dizer que está pronta. Retira-se com a ajuda de uma espátula e repete-se o processo, pincelando com óleo antes de cada waffle.
  4. Pode-se acompanhar estas deliciosas waffles com um creme de chocolate. Coloquem a ferver, num tacho, uma caixa de natas, 3 colheres de sopa de cacau em pó e uma colher de sopa de natas até engrossar. Serviam estas maravilhosas waffles acompanhadas com este delicioso creme de chocolate.


sexta-feira, 17 de julho de 2015

Bijutaria

Hoje, fica aqui mais uns lindos trabalhos da minha irmã :D




Caixas flores de escamas de peixe para lembranças

Anel com cápsula de café e uma rosa

Anel de laço

Anel de princesa

Anel de laço com joia

 
Alfinete com flor de escamas de peixe

Anel em missangas



            Prontos por hoje é tudo! Já ficamos muito vaidosas eheheh. Um bom fim de semana para todos!!!




quarta-feira, 15 de julho de 2015

Bolachas de mel e canela

Estas bolachas são especialmente dedicadas às pessoas que são amantes de canela. Para quem não gosta muito de canela, aconselho a não fazer estas bolachas ou então a reduzir a quantidade de canela que utiliza, porque no final, nota-se bastante o sabor a canela.

Ingredientes:

  • 120 gr de manteiga
  • 150 gr de açúcar
  • 1 ovo
  • 225 gr de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de chá de canela
  • raspa de 1 limão
Modo de preparação:

1. Bate-se a manteiga com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado. 

2. Após isso, junte o ovo e envolva tudo. 
3. Depois, envolva a farinha, o fermento, o mel, a canela e o limão (use as mãos). 
4. Depois de bem amassado, deixe a massa repousar por 15 minutos.

5. Faça pequenas bolas com a massa e coloque-ase num tabuleiro, forrado com papel vegetal. Pode achatá-las um pouco com o garfo.

6. Leve ao forno a 180ºC até ficarem douradinhas.