Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Bolo Red Velvet

Um dos meus primeiros pensamento foi porque é que o bolo red velvet é um bolo tão especial e não é um bolo igual aos outros? Até ao dia em que o fiz.
Para além de ser um bolo delicioso e fofinho, pode ser utilizado, principalmente no Verão, para dias de calor, pois é um bolo que convêm ficar no frigorífico. Isto, por causa do creme tradicional: o creme de queijo. Este creme é um creme muito fácil de fazer e super delicioso para quem gosta de queijo fresco.
Para além disso, é um bolo muito romântico, como o próprio nome indica "Red" significa vermelho, tem uma cor vermelha viva e mostra o amor e a paixão e, por isso, é muito utilizado em festas de casamento ou dias importantes de amor e de namorados.
MAS, não é por causa disso, que nós (os solteiros) ficamos sem comer, porque também sabemos apreciar a comida ahahah. Experimentem esta delícia e, como todas as outras receitas, se não resultar à primeira, resulta à segunda. A experiência na cozinha aumenta as nossas qualidades.
Força nisso!!!


Ingredientes para o bolo:

  • 3 ovos
  • 250 gr de açúcar
  • 125 gr de manteiga
  • 1 chávena de Buttermilk (ou 1 chávena de leite e 3 colheres de sopa de vinagre*)
  • 1 frasco de corante gel vermelho (como os frascos são caros, podem colocar menos, mas para ficar bem vermelho é preciso bastante)
  • 250 gr de farinha
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 1 colher de sopa de chocolate ou cacau

*O buttermilk pode ser comprado, mas também se pode fazer adicionando 3 colheres de sopa de vinagre a 1 chávena de leite. Após 15 minutos aproximadamente, o leite já deve ter coalhado e está pronto a usar.

Ingredientes para o creme de queijo:
  • 300 gr de açúcar fino*
  • 125 gr de manteiga amolecida
  • 200 gr de queijo Filadélfia
Nota: como o açúcar fino é mais caro que o normal, podemos fazer o nosso próprio açúcar fino. Para isso, é só moer o açúcar normal num 1,2,3 até estar fininho. 
      Para que o creme fique consistente, a manteiga deve estar mole, mas não derretida e o queijo deve-se retirar o soro, caso tenha.
      Caso o creme fique muito consistente adiciona-se 2 colheres de sopa de leite e caso fique mais líquido adiciona-se mais açúcar fino.

Modo de preparação para o bolo:
1. Bate-se as gemas com metade do açúcar até ficar bem batido.
2. De seguida, junta-se a manteiga amolecida e depois de bem batido, adiciona-se o corante vermelho.
3. Adiciona-se ao preparado a farinha, o cacau e o fermento, alternando com o buttermilk e batendo-se tudo.
4. À parte, bate-se as claras em castelo e adiciona-se, depois e aos poucos, o restante açúcar.
5. Mistura-se com a mão as claras ao preparado anterior e coloca-se numa forma untada.
6. Leva-se ao forno 60 minutos dependendo do calor do forno.


Modo de preparação do creme de queijo:
1. Bate-se a manteiga com o açúcar e quando estiver bem batido, adiciona-se o queijo Filadélfia, até ficar um creme branco e consistente.
2. Quando o bolo estiver frio, coloca-se este creme e decora-se a gosto. Pode-se colocar corante vermelho para dar outra cor ou mesmo decorar com morangos.

Nota: pode-se comer mesmo assim e o que restar leva-se ao frigorífico, ou põe-se no frigorífico e delicia-se com um bolo frio perfeito para dias quentes.





Sem comentários:

Enviar um comentário